O grupo


NEC - Núcleo de Experimentação Cênica

O NEC nasceu do convite da atriz, professora e diretora Adriana Lodi. A este convite acederam atores integrantes do espetáculo “Enquanto”, fruto de processo criativo da Oficina Institucional Teatrando Montagem do ano de 2009, realizada no Espaço Cultural 508 Sul.
O grupo integra o quadro de atividades permanentes do Espaço Cultural 508 Sul e configura-se como um núcleo de pesquisa e experimentação teatral que valoriza a atitude autônoma e criadora de seus membros, os quais atuam em áreas artísticas diversas, de modo a enriquecer o trabalho desenvolvido. Seu processo criativo é pautado pelos estudos do teórico alemão Hans-Thies Lehmann acerca do Teatro Pós-Dramático e estruturado segundo o Processo Colaborativo.
A partir da pesquisa e experimentação de elementos como a água, a escuridão, velas e ambientes de degradação, deu-se a montagem do primeiro espetáculo do NEC, Um Ensaio Repetitivo e Monótono.
O NEC busca estabelecer-se enquanto referência de pesquisa e criação em teatro no Distrito Federal. Para tal, além do investimento nos processos criativos e atividades formativas, tem procurado uma gestão eficiente, por meio de estratégias que permitam manter sua produção autoral de forma sustentável no mercado das artes. O NEC é um dos grupos teatrais do Distrito Federal que participa do projeto Cena Produtiva, realizado na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e voltado, justamente, para a gestão de teatro de grupo.
Os atuais integrantes do grupo são: Jéssica Cardoso, Márcia Amaral, Marcia Regina, Roberto Cardoso e Tatiana Bevilacqua.