Espetáculos

Um Ensaio Repetitivo e Monótono



Este espetáculo é resultado de pesquisa iniciada em julho de 2010 pelo Núcleo de Experimentação Cênica (NEC) – grupo teatral fundado em Março de 2010. O projeto tem o apoio da Universidade de Brasília e está vinculado à disciplina de Direção Teatral, orientada por Jesus Vivas. Além do acolhimento encontrado na Universidade de Brasília, o projeto conta com importante apoio do Espaço Cultural 508 Sul, onde dispõe de orientações com a atriz, professora e diretora Adriana Lodi.

Um Ensaio Repetitivo e Monótono traz à tona a reflexão sobre o inevitável movimento de mudança da vida. Reconhece a dificuldade de aceitação do fim de um caminho, mas exalta, antes de tudo, a necessidade e beleza do primeiro passo em uma nova direção, o início de um novo caminho.

O espetáculo é marcado por uma dramaturgia que privilegia a geração de sentidos por todos os elementos cênicos, não se limitando ao texto. E o que o espectador presenciará será a trajetória de um ser humano que aprende a não mais depositar no outro sua razão de ser; encontra dentro de si a centelha, a própria fonte de luz. Na contemporaneidade, quando as pessoas estão cada vez menos conectadas a si, nasce uma narrativa que, passeando entre brincadeiras infantis e relações de posse e aprisionamento do outro, exibe a beleza da redescoberta de si mesmo a partir de uma situação que, a princípio, personificaria o próprio fim da vida. 

Claustro


A violência que me acomete dia-a-dia é a de me manter acorrentado ao meu eu de ontem. Não consigo abandonar nada do que eu tenho. Minha voz e minha memória me enclausuram numa jaula escura e então sigo acorrentado a mim mesmo durante toda a vida.

Direção: Adriana Lodi
Assistente de Direção: Pedro Caroca
Dramaturgia: Márcia Amaral
Cenografia/Figurino: Roberto Cardoso
Iluminação: Alexandra Martins
Sonoplastia: Alma Arriaga

Elenco:
Cristiano Hoppe Navarro
Du Oliveira
Marcia Regina
Nobu Kahi
Pedro Mesquita
Ricardo Souza
Yacine Guellati

Músicos Convidados:
Diego Santos
Michelle Nogueira